Livro: O Automóvel

Livro: O Automóvel

O Brasil tem hoje mais de 88 milhões* de veículos licenciados e, mesmo enfrentando forte retração em 2014, manteve o 4º lugar no ranking dos maiores mercados consumidores de automóveis, perdendo somente para China, Estados Unidos e Alemanha.

Nas grandes cidades brasileiras, os congestionamentos resultam em prejuízos anuais bilionários à economia, se forem contabilizadas as perdas de produção não concretizadas e o gasto extra de combustíveis.

O Brasil também ocupa posições** de destaque em tristes rankings mundiais: é o 4º país do mundo com maior número de mortes em acidentes de trânsito e considerado o 33º trânsito mais perigoso entre 183 países. Em média, 47 mil pessoas perdem a vida por ano nas vias urbanas e estradas brasileiras.

Instalado o problema é preciso encontrar soluções, medidas potentes e não paliativas para tornar a relação cidade x automóvel x qualidade de vida possível e harmoniosa. Entre as medidas apontadas no livro para melhorar a gravidade do tráfego brasileiro, o trabalho aponta a retomada da bicicleta como meio de transporte, a revitalização e melhor planejamento de ruas e estradas e o uso estratégico de trens (subterrâneos e de superfície).

*Fonte: Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN – 2015.
**Fontes: “Global Status Report on Road Safety 2013” (ONU) e Ranking da Organização Mundial de Saúde.


Clique aqui para ler o livro online.

livro