SIGA-NOS
Fale Conosco

Em teste com Inmetro, Fiscaltech tem a mais alta tecnologia para pesagem de automática de caminhões aprovada

Mais segurança, agilidade e sustentabilidade nas estradas. A Fiscaltech revoluciona a pesagem de caminhões com uma inovação que permite fiscalizar veí
Em teste com Inmetro, Fiscaltech tem a mais alta tecnologia para pesagem de automática de caminhões aprovada

Categoria: HSWIM

Por:

08/06/2025 - 20h:10

A Fiscaltech, empresa de tecnologia e automação para mobilidade, deu um importante passo no mecanismo de pesagem de caminhões, o sistema HS-WIM. A inovação testada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nesta semana, possibilita a aferição do peso de veículos de grande porte em movimento no mais alto nível de exatidão, a classe 1 A.

Durante os testes, foram verificados os equipamentos, sensores e software, com veículos comerciais de 3, 5, 6 e 7 eixos, trafegando em diferentes velocidades: 7 km/h, 50 km/h e 90 km/h.

Com essa tecnologia, será possível monitorar e aplicar sanções por excesso de peso sem que os caminhões precisem reduzir a velocidade e sair da pista principal para a medição. Os impactos positivos dessa inovação são diversos, como fim das filas para pesagem e a redução do tempo de viagem. O controle da pesagem é também uma medida de segurança, pois caminhões sobrecarregados estão mais propensos a se envolverem em acidentes. Além disso, a qualidade do pavimento das rodovias é mais bem preservada sem o excesso de peso. 

Outro ponto positivo é que, com esse sistema, o funcionamento da fiscalização ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupções. A medida também será benéfica para o meio ambiente, por reduzir a emissão de dióxido de carbono que ocorre com as paradas e manobras. 

“Os testes foram um sucesso, os ensaios foram concluídos dentro do esperado. Temos um equipamento aprovado para a classe 1A. Isso permite que a pesagem dos caminhões seja feita em alta velocidade, na via principal. Não há necessidade de o caminhão sair da via principal e passar por uma balança lenta, como é no sistema tradicional”, explica Diretor de Desenvolvimento e Projetos da Fiscaltech, Diego Hoffmann.

No novo sistema, os caminhões trafegam na velocidade normal e a pesagem ocorre por meio de um conjunto de sensores que ficam no pavimento. Em caso de excesso, são feitos registros do peso e das imagens do veículo.

Além do Inmetro, os testes foram realizados em parceria com ARTESP e com a Eixo SP e foram realizados no Posto Geral de Fiscalização (PGF) da SP 310 - Rodovia Washington Luís, em Corumbataí (SP).
Categorias